Blog

Estrada Colonial no Planalto Central uma viagem em baixa velocidade

Pesquisa de campo: Bismarque Villa Real
Texto: Victor Leonardi
in memorian: Paulo Bertran

Álbum (29,5 x 29,5 cm) com 67 fotografias de Rui Faquini mostrando a natureza, as cidades e a cultura ao longo de um trecho da antiga Estrada Real que ligava a Bahia a Goiás e ao extremo oeste do Mato Grosso, no século XVIII.

Trata-se da “Estrada Real dos Goyazes”, ou “Estrada Geral do Sertão”, também chamada “Estrada dos Currais”, “Estrada do Sal”, ou “Picada da Bahia”, com 3.000 quilômetros de extensão.

Já o título do livro — estrada “colonial” — é criação pós-moderna, associada a um projeto de turismo regional, hoje aparentemente fora do ar, assim como o Instituto Paideia [Há instituições com este nome, mas não com a mesma identidade visual].

O livro — e o projeto de turismo regional — referem-se ao trecho de 750 km que vai do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, no município de Formoso (MG), até a cidade de Goiás (GO), sede de governo da antiga capitania de Goiás, passando pela região de Formosa (GO), Planaltina, Sobradinho, chapada da Contagem e Brazlândia, no Distrito Federal.

A apresentação de Bismarque Villa Real (4 p.) e o texto bilingue de Victor Leonardi (12 p.) resumem as principais informações já localizadas sobre a “Estrada Real dos Goyazes”, — como os relatos resgatados por Paulo Bertran; e por Deusdedith Alves Rocha Junior, Wilson Vieira Júnior e Rafael Carvalho Cardoso.

PORQUE PARTICIPAR DO BREVET ESTRADA COLONIAL?

Esse desafio é a receita ideal para você buscar a superação. Mostre sua força para seu próximo desafio. Venha fazer essa transformação! O verdadeiro desafio desta prova não está em chegar o mais rápido ao destino, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e se aproximar da natureza."

NAS REDES SOCIAIS

2022 – Brevet Estrada Colonial

Todos os direitos reservados.