A mais desafiadora cicloviagem do centro-oeste acontece no dia 30 de julho com um percurso de aproximadamente 200km e muitas novidades
Uma estrada, uma história, isso resume o que é a Estrada Colonial. O Brevet Estrada Colonial é uma das maiores provas de cicloviagem do centro-oeste e será realizado no dia 30 de julho de 2022. Nossa organização convida centenas de apaixonados pelas bikes e pela natureza para pedalar no interior do Goiás. O desafio tem início na cidade de Santo Antônio Descoberto, passa por Girassol, cruza o Tratado de Tordesilhas e passa por Cocalzinho, terminando na cidade de Pirenópolis em um percurso de mais de 200km passando por estradas de terra e fazendas.
O Brevet Estrada Colonial contempla além da superação individual a possibilidade de interagir com belas paisagens do Centro Oeste, é uma ótima oportunidade de admirar e respeitar nosso cerrado. Ficam também as experiências como amizade, companheirismo e solidariedade.
Sobre o Brevet Estrada Colonial
A prova não tem caráter competitivo, não é uma corrida, se trata de um desafio de autossuficiência de longa distância na modalidade Randonneuring, onde o maior adversário é você mesmo, e claro, o relógio.
O atleta tem o total de 13h30 para percorrer os mais de 200km passando por “controles” predeterminados (pontos de verificação) a cada poucas dezenas de quilômetros, com horário de abertura e de fechamento pré-determinados. Cada ciclista recebe uma carta de rota com o percurso e localização dos PCs e o “Passaporte” que será carimbado e inserido o horário de passagem no respectivo posto.
Os ciclistas devem completar o percurso dentro dos limites de tempo especificados e receber reconhecimento igual, independentemente da ordem de chegada. O brevet é homologado somente com a chegada do ciclista no ponto de distância final indicado nas planilhas de rota. Vale lembrar que a prova é reconhecida pelo clube Audax Club Parisien (ACP, França) e também pelo Randonneurs Brasil (RB).
“Um evento de randonneuring é chamado de randonnée ou brevet, e um piloto que completou um evento de 200 km é chamado de randonneur.”
Fiquem ligados, tem novidade na pista!
Os percursos de Desafios são uma introdução à modalidade randonneur. Para muitos, será a primeira oportunidade de navegar uma carta de rota, ou mesmo de superar a barreira dos 3 dígitos num pedal. A novidade desse ano fica por conta de dois novos desafios. Além da tradicional prova de 200km ainda teremos duas modalidades, são elas: Desafio 110 e Desafio E-bike 110 destinados para bikes assistidas, as e-bikes como são popularmente conhecidas.
“A chegada das e-bikes nas provas é algo natural. Existem estudos que mostram que os ciclistas de bicicletas elétricas fazem mais exercício físico do que o normal, porque ele passa a pedalar mais no seu dia a dia. O Brevet Estrada Colonial é uma prova desafiadora e a inclusão da categoria E-Bike abre oportunidade para que, quem por motivos próprios ainda não disputava a prova, se encoraje a participar. Ciclismo é saudável, ecológico e muda a vida das pessoas”, acrescenta Pablo Amorim.
Inovar está, desde sempre, no DNA do Clube Randoneiro Cristal,”Queremos estar sempre na frente. Outras novidades já estão sendo desenhadas”, conta Helio Abreu, presidente do Clube. “Acredito que o uso da e-bike é uma revolução no mundo da bicicleta que vai aumentar a acessibilidade e mudar o mundo da bike nos próximos anos”, completa Helio.
“O verdadeiro desafio desta prova não está em chegar o mais rápido ao destino, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e se aproximar da natureza.”
Estrutura do evento
Eventos como o BRM presam pela autossuficiência, os ciclistas podem viajar em grupos ou sozinhos, conforme desejarem, e devem ser autossuficientes entre os controles, isto é, não podem receber qualquer tipo de apoio externo/particular fora dos pontos de verificação. Cada participante é segurado e conta com pontos de apoio, nesses locais são fornecidos água e alimentos.
Sobre o Clube Randoneiro Cristal
Esses eventos chamados de Brevet Randonneurs Mondiaux (BRM) também são popularmente conhecidos no Brasil por Audax, e possuem distâncias pré-definidas de 200, 300, 400, 600 e 1000km, além de desafios de 80, 100 e 120 km.
O clube já organizou mais de 100 eventos BRM, sendo 7 deles de 1.000km. O clube também já realizou 5 desafios anuais que inclui todas as distâncias BRMs em um prazo de 8 dias consecutivos totalizando 2500kms percorridos em cada prova.